sábado, 9 de abril de 2011

O Ritual "The Rite"

O Ritual é o mais novo integrante para o seleto grupo dos filmes de exorcismo, um verdadeiro sub-gênero do terror e suspense

Assisti a esse filme por recomendação da minha amiga verme @Milena_Says e achei tão interessante que hoje resolvi postar sobre o tal. O filme mostra o outro lado dos rituais exorcistas católicos que são usados ainda hoje pela igreja, ou seja, é um filme anti-exorcista. É baseado em um livro que conta que nos EUA há padres autorizados a fazer exorcismos e que tudo que se mostrar no filme como ritual e comportamento é absolutamente real. Ou seja, por isso não tem como esperar rodadas de pescoço, subidas de parede ou vômitos verdes. E para quem gosta de muito sangue e sustos lamento informar que esta não é a proposta do longa, por isso recebeu muitas críticas dos americanos que esperam isso em filmes como esse.

Sinopse
Michael Kovak (Colin O’Donoghue) é um seminarista cético e decidido a abandonar seu caminho na igreja, mas seu superior o orienta a passar um período no Vaticano para estudar rituais de exorcismo. Uma vez lá, suas dúvidas e questionamentos só aumentam na medida em que seu contato com o Padre Lucas (Anthony Hopkins), um famoso jesuíta exorcista, o apresenta o lado mais obscuro da igreja. É quando ele conhece a jornalista Angeline (Alice Braga), que investiga as atividades do religioso, e as suas reflexões sobre a crença no diabo e em Deus não param de crescer.

Confira o Trailer:

O filme além de levantar questões sobre a Fé propõe também que toda a maldade demoníaca reside na verdade profundamente escondida dentro de cada um de nós. Nos medos infinitos que temos daquilo que nós mesmos cometemos.

E o inoxidável Anthony Hopkins, como Padre Lucas, envolve-nos mais uma vez em um personagemcativante, com o tipo de personalidade que nos faz questionar qual a sua real intenção por entre as imposições e ironias utilizadas mostrando seu comprometimento como ator. Sua simplicidade com a qual o mesmo lida com as produções, faz sua caracterização impregnar no mesmo, de forma que é praticamente impossível não ser levado pela trama como se a mesma estivesse ocorrendo na realidade, à nossa frente. Pena é que Hopkins só aparece na trama após longos 30 minutos.


Uma excelente participação também é a da atriz Alice Braga, que é a jornalista Angeline, uma mulher que pesquisa sobre tais rituais de exorcismo durante o curso no Vaticano. A brasileira rouba a cena já nas pequenas participações iniciais, principalmente quando contracena com Hopkins, mostrando o motivo de ter seu espaço cada vez mais conquistado no exterior.


Verme acha: Esse filme pode ser compreendido não como um terror, mas como um suspense psicológico, pois em diversas partes faz o espectador colocar em dúvida a sua própria concepção de fé. O filme fala sobre possessão, perda da fé, reconquista dos ideais, e pelo fato de ser baseado em fato real o torna inesquecível.
E se você é fã de Anthony Hopkins, terror, suspense, sobrenatural ou simplesmente de um bom filme, O RITUAL torna-se extremante recomendável.

Por Verme: @guedsflav

2 comentários:

  1. Nem tem mais oq dizer. Disse tudo Lord. Eu amei esse filme, e recomendo a todos sempre q me perguntam. arrasou como sempre! \o/

    ResponderExcluir
  2. Adoro o Anthony Hopkins e filmes do gênero. Muito bom o filme para quem gosta deste gênero. =)

    ResponderExcluir