segunda-feira, 18 de abril de 2011

Nu Metal? Então Vamos Falar de Staind \,,/


Vamos esclarecer o que é Nu Metal primeiramente: 

  • Nu metal, também conhecido como new metal ou nü metal, é um gênero musical desenvolvido em meados da década de 1990 que fundiu influências do grunge e do metal alternativo com grunge e rap com vários subgêneros do heavy metal. 
As bandas de Nu Metal são divididas em 3 Gerações:

- 1ª Geração: Refere-se as bandas que iniciaram ou criaram o estilo, nesse grupo estão: Korn, Deftones, Limp Bizkit, Sevendust, Snot, 311, Coal Chamber, Staind e alguns nomes menos cotados.

- 2ª Geração: Onde o new metal atingiu o seu boom na mídia (2000), principalmente na banda Linkin Park que a divulgação do estilo chegou ao alge na MTV e rádios. Nesse grupo estão a maior parte das bandas: Slipknot, Papa Roach, Kittie, Godsmack, Soulfly, POD, Drowning Pool, Nonpoint, Machine Head, Evanescence, Disturbed e algumas outras. Nessa geração o estilo ganhou conhecimento em todo o mundo, e diversos países surgiram bandas do estilo. Apesar de fazer parte do mesmo pacote, as bandas tinham/tem características próprias enriquecendo o estilo.

- 3ª Geração: Com o auge não foi dificil surgir novas bandas entre em 2002 e 2003. Neste grupo estão: Mudvayne, 36 Crazyfists, Otep, Chevelle, Adema, Ill Niño, Pleymo, 3rd strike, Chimaira, Mushroomhead, Eths, Breaking Benjamin, etc. Nesta mesma geração algumas bandas converteram-se ao novo metal, no caso: In Flames e Lacuna Coil, também foi a época para o surgimento de oportunistas de plantão.

Mas vamos deixar de papo, porque a banda que quero apresentar a vocês hoje é uma da 1ª Geração de Nu Metal, Staind \,,/.


Formação Atual da Banda é: 


Aaron Lewis - vocal e guitarra
Mike Mushok - guitarra
Johnny April - baixo e vocal de apoio
Jon Wysocki - bateria

A história começa na área da Nova Inglaterra, quando o vocalista Aaron Lewis e o guitarrista Mike Mushok se encontraram em uma festa de Natal em 1993. Mushok trouxe consigo o baterista Jon Wysocki, e a ligação de Lewis com um baixista (que posteriormente saiu da banda e deu lugar a Johnny April) completou a banda.

Levou tempo até a banda se estabilizar, e concertos intensos na parte nordeste com outros astros do rock ajudaram a banda a vender mais de duas mil cópias do primeiro álbum. Depois disso tiveram um longo período de descanso, e em 23 de Outubro de 1997 voltaram ao trabalho pesado.

Em um concerto em Hartford, a banda mostrou à Fred Durst (do Limp Bizkit) o seu álbum. Durst deu uma olhada no material e depois de uma aquecida conversa sobre se a banda era ou não "adoradores de satanás", Durst devolveu o álbum à banda e foi embora. 45 minutos mais tarde, depois do concerto do Staind, ele voltou, não para reforçar algum argumento anterior, mas para se certificar de que teria boas relações com a banda. Depois de irem longe com o concerto ao vivo, Durst e a banda Staind trocaram números de telefone, e finalmente a banda estava no caminho certo. Tudo o que eles tinham que fazer agora era esperar.

E assim o fizeram. Mike Mushok tentou marcar um horário com Fred Durst, porém não havia espaço vago em sua agenda, então a banda decidiu ir diretamente para onde ele estava. Staind foi de carro a um espetáculo do Limp Bizkit em Boston, e mostraram-lhe o material demo em que estavam trabalhando. Durst adorou e os convenceram a viajar a Jacksonville para trabalharem em novas canções.


Depois de refazer o novo material, e terem um concerto ao vivo de sucesso, Durst contatou o "cabeça" da Flip Records, e marcou um encontro com o Staind. Enquanto estavam em Los Angeles, foi gravado um sample de três canções, e até que em Fevereiro de 1998 a gravação estava pronta. Depois de tocarem na turnê Vans Warped, eles começaram a trabalhar no segundo álbum, Dysfunction. Ele foi produzido por Terry Date (Deftones, Pantera, Soundgarden), e foi lançado em 13 de Abril de 1999. Uma turnê com Kid Rock prosseguiu pela primavera e mais tarde a banda reuniu seus bons amigos do Limp Bizkit para uma turnê de verão.

O trabalho seguinte, Break the Cycle, alcançou o número um das paradas de sucesso nos Estados Unidos em 2001. Sucessos como "It's Been Awhile", "Fade", "For You" e "Epiphany" levaram a banda para o topo, elevando o seu DVD MTV Unplugged de 2002 para ouro.

Na primavera de 2003 o Staind lançou o álbum 14 Shades of Grey, que fez um sucesso não tão grande quanto o de Break the Cycle, mas o suficiente para garantir à banda alguns discos dourados.

O álbum mais Chapter V agradou mais aos fãs, chegando ao número um nas paradas de sucesso da Billboard. E o novo ultimo álbum The Illusion Of Progress também não fez feio, e agradou muito aos fãs.

Discografia:


-Tormented (1996)
-Dysfunction (1999)
-Break the Cycle‎ (2001)
-14 Shades of Grey‎ (2003)
-Chapter V (2005)
-The Illusion of Progress (2008)

Faça o Download da discografia AQUI!


Verme Acha: Eu conheci a banda por uma chamada da Universal Channel, onde a música Break Away era tema. Ao escutar simplesmente sai a caça da banda, encontrando no fim Staind, uma das bandas que iniciaram o Nu Metal, grande fã do gênero logo me vi viciada em Staind. Desde então sou super fã da banda. Quando eu conheci Staind, eu já era fã de outras bandas de Nu Metal, mas cada banda possui seu estilo único dentro daquele estilo ao qual ela esta inserida, e a banda possui um estilo único excelente. Por isso eu altamente recomendo que você tenha Staind na sua playlist, então está esperando o que?

Quer saber mais? Acesse Staind.


Por Verme: @Milena_Says


3 comentários:

  1. Não conhecia a banda , mas já tinha escutado a música e tinha gostado! legal saber quem canta.

    ResponderExcluir
  2. Tb não conhecia, mas gosto gosto do estilo meio CREED...

    ResponderExcluir
  3. já conheço a banda faz um tempo. È perfeito, eu conheci quando vi o video de for you no you tube, e aí gostei de primeira, fiquei viciada e obrigada á baixar a discografia da banda, o album q eu mais gosto é o Break the Cycle, pois é perfeito, todas as músicas do album são ótimas, altamente viciantes.
    By: Ariadne Souza

    ResponderExcluir