terça-feira, 19 de abril de 2011

Lojas de Departamento Vestuário

O que seria Loja de Departamento Vestuário? 


Definição: Lojas de departamentos vestuário são estabelecimentos comerciais especializados na venda de diversos tipos de produtos no varejo, sem adotar uma linha específica, oferecendo à sua clientela todos os estilos de roupas e acessórios. 


Vamos a três exemplos básicos de lojas de departamento vestuário: Lojas Renner, C&A e Zara.

Lojas Renner


A Lojas Renner é a segunda maior rede de lojas de departamento do Brasil, com sede no Rio Grande do Sul.

A Lojas Renner foi fundada em 1912, por Antônio Jacob Renner, com o nome de A. J. Renner. A empresa comercializava capas de pura lã e capas do vestuário masculino, resistentes ao frio, ao vento minuano e às chuvas, que se tornou uma peça indispensável tanto para o gaúcho da Campanha como para o homem da cidade.

O primeiro ponto-de-venda das Lojas Renner foi inaugurado em 1922. A partir dos anos 40, com uma comercialização mais ampla de produtos, tornou-se uma loja de departamentos. A Renner SA nasceu em 1965. Dois anos depois, veio o lançamento de ações. Em 1991, a Lojas Renner tornou-se uma loja de departamentos especializada em moda.

No dia 22 de dezembro de 1998, foi comprada pela empresa multinacional de lojas de departamento norte-americana J.C. Penney, então detentora de 97,7% das ações.

Em junho de 2005, com a saída da JC Penney, as ações da Renner foram vendidas de forma pulverizada na Bovespa, tornando-a a primeira corporation brasileira.


C&A

C&A é uma cadeia internacional de lojas de vestuário. No Brasil, é a maior rede de lojas de departamento do país. Foi fundada nos Países Baixos em 1841 pelos irmãos Clemens e August (daí C&A) como uma empresa têxtil.

Conta hoje com filiais na Alemanha, Áustria, Bélgica, Brasil, Croácia,Eslováquia, Eslovénia, Espanha, França, Hungria, Itália,Luxemburgo, México, Países Baixos, Polônia, Portugal, República Tcheca, Roménia, Rússia, Suíça, China e Turquia.

A sua primeira loja foi inaugurada no ano de 1841[4] e se tornou uma das primeiras no mundo a oferecer roupas prontas aos consumidores. No Brasil, a C&A inaugurou sua primeira loja em São Paulo no ano de 1976. Em junho de 2009, a rede encerrou sua atividade na Argentina, onde possuia 20 lojas, com 1100 funcionários.

A C&A Brasil durante a última década se destacou com sua propaganda voltada para o mundo fashion, criada e produzida pela Perfil Artes Assessoria Gráfica. Segundo o presidente da agência, a transformação da comunicação foi necessária para posicionar a marca C&A com o mundo da moda.

As parcerias com grandes estilistas brasileiros (assinados para a C&A Collection) também fazem muito sucesso, como por exemplo, Reinaldo Lourenço, Isabela Capeto, Amir Slama, Alexandre Herchcovitch e Sergio K.

Em Portugal, a C&A possui exactamente 41 lojas, sendo que actualmente cobre praticamente todo o território nacional incluido ilhas.

No Brasil, a rede possui aproximadamente 170 lojas. Em junho de 2009, a C&A vendeu as operações brasileiras de seu banco, o Banco Ibi, para o Bradesco, em transação estimada em R$ 1,4 bilhão. Porém, a parceria com o ibi continua.

Zara

A Zara é uma rede de lojas de roupas e acessórios para o público feminino, masculino e infantil fundada por Amancio Ortega e Rosalía Mera.Pertence ao Grupo Inditex, que também detém outras marcas como Massimo Dutti, Pull and Bear, Oysho, Bershka, Stradivarius, Uterque, Kiddy's Class além da Zara Home (presente em alguns países).

Na Espanha, a Zara está sediada em Arteixo, província da Corunha, na Galiza, Espanha, onde a primeira loja foi aberta no ano de 1975. As transações financeiras da empresa estão por conta de uma subsidiária holandesa Zara Mercken.

A primeira loja fora de Espanha foi inaugurada no ano de 1988, na rua de Santa Catarina, na cidade do Porto, em Portugal. Atualmente, a Zara é provavelmente a rede de lojas de roupas em mais rápido crescimento, possuindo 1.600 lojas em 45 países, tendo inaugurado uma nova loja a cada três dias, em 2000.

No Brasil, a Zara é presidida por Enrique Huerta González - que pertencia à rede Stradivarius em Hong Kong - e possui 34 lojas espalhadas em todo o território nacional. Sua sede administrativa e centro de distribuição estão localizados em Alphaville, Barueri, na Região Metropolitana de São Paulo, onde também exporta mercadoria para as lojas do Chile e Uruguai.

A maior parte dos produtos ofertados em suas lojas são importadas porém por causa das dificuldades no processo de Comércio Exterior, passou a valer-se de fornecedores locais.



Verme Acha: Porque estou aqui falando de lojas de departamento vestuário? Porque existe um certo preconceito contra elas, são facilmente taxadas de lojas de roupa pra "pobre". Pobre? Pobre de espírito é que diz isso. As lojas de departamento vestuário são os melhores lugares para se pesquisar e inteirar sobre as tendências de moda de cada estação, além de possuírem peças de qualidade e belíssimas, então deixe esse preconceito de lado e vá as compras. Você tem mais chances de sair com um look totalmente dentro das tendências de uma loja de departamento vestuário, do que aquela loja de boutique chique da sua rua. 

Por Vermes: @Milena_Says



6 comentários:

  1. Se essas lojas são de pobre então eu sou uma pobretona assumida pq eu só vivo comprando nelas, formo vários looks eu adoro *.*

    ResponderExcluir
  2. Ok, eu sou pobre mesmo, eu adoro as roupas da C&A e da Marisa, ainda não conheci a Renner, mas vou lá qualquer dia.

    ResponderExcluir
  3. Gostaria de saber quais outras lojas de departamento de moda tem no Brasil? Conheço a Lojas Avenida em Cuiabá..Alguma no nordeste?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aqui no Rio Grande do Norte tem a riachuello e Marisa também, são ótimas :D

      Excluir
  4. Não foram citadas aí, mas vale a pena conferir também: Riachuelo e Luigi Bertolli.

    ResponderExcluir