quarta-feira, 16 de março de 2011

Yu Yu Hakusho

Uma das grandes revelações em termos de mangá e animação japonesa nos anos 90, a obra Yu Yu Hakusho, de Yoshihiro Togashi, só não fez mais sucesso na terra do Sol nascente porque, quando foi lançada, estava competindo com nomes de peso como Macross Plus e Dragon Ball Z (ambos em sua melhor fase), no entanto, ele tem todos os elementos que fazem os fãs dos traços japoneses vibrarem: história envolvente com toques de humor, belos desenhos, batalhas épicas e magias enormes.

Curiosamente, o desenho não demorou a chegar em nosso país e começou a passar na extinta TV Manchete por volta de 1996. Na época, a cultura de animação japonesa ainda era novidade em nosso país logo após a febre de Cavaleiros do Zodíaco e pouco antes da febre Dragon Ball. É verdade que os primeiros desenhos japoneses chegaram muito antes, ainda na década de 70, com Sawamu e na década de 80 com Pirata do Espaço, Zillion e o primeiro Macross, mas o boom da animação japonesa só chegou mesmo com Cavaleiros do Zodíaco em 1994, que abriu as portas de nosso país para a cultura oriental dos animes.
Talvez por este “momento ressaca” da ótima repercussão de Cavaleiros do Zodíaco, quando Yu Yu Hakusho chegou, ele não obteve uma recepção tão forte, mesmo sendo infinitamente superior tanto no quesito enredo, quanto em animação e efeitos. Com o tempo, porém, ganhou seus adeptos e formou uma boa legião de seguidores. O desenho, infelizmente, acabou engavetado no Brasil com a falência da Manchete alguns anos depois e o seu futuro parecia incerto já que os seus direitos de exibição ainda pertenciam aos falidos empresários da emissora.
A Editora JBC, no entanto, não quis saber dos problemas jurídicos envolvendo a obra e aproveitou os antigos fãs para arriscar e lançar o mangá original da série em nosso mercado assim como a Conrad fez com Dragon Ball e Cavaleiros do Zodíaco. A recepção, mais uma vez, foi excelente.
Assim como ocorre com Dragon Ball, o mangá de Yu Yu Hakusho também possui pequenas diferenças em relação à versão animada da série. Mas enquanto a saga de Goku é bem mais enrolada no anime do que em seu “gibi japonês”, com a obra de Togashi ocorre um curioso processo inverso, onde a versão mangá tem alguns pontos a mais e complementos que não existiam no desenho. Não que estes quadrinhos adicionais sejam importantes para entender todo o contexto. Na verdade, quem já acompanhou a primeira exibição do desenho no Brasil não irá se surpreender ao encontrar a mesmíssima história e os mesmos personagens divertidos que nos encantaram há quase uma década.
A respeito da história, ela nos conta um pouco da vida de Yusuke Urameshi, um garoto de 14 anos, arrogante e brigão, que só pensa em curtir e nunca leva nada a sério. A vida de Yusuke se transforma completamente quando ele morre ao salvar uma criança de um atropelamento. Por ter cometido um ato tão nobre segundos antes de morrer e ter surpreendido até mesmo Deus, ele ganha a chance de ressuscitar, mas para isso precisa se tornar um detetive sobrenatural, ou seja, ele recebe certos poderes e capacidades e deve ajudar o Céu a livrar a Terra dos demônios (conhecidos como Youkais).
Exatamente como grande parte dos trabalhos japoneses, Yu Yu Hakusho também é dividido em capítulos (sagas) que, quase sempre, mostram a luta de Yusuke contra vários inimigos até chegar em um demônio mais poderoso para uma daquelas batalhas que duram páginas e mais páginas de golpes mirabolantes e muita criatividade.

- A história nos dá um banho de ensinamento. Nos deixamos levar por situações difíceis e em vários momentos pensamos em acabar com nossa própria vida. Esquecemos toda a magia que  é estar aqui, nesse mundo... Mesmo com toda a dor e drama que ele pode nos submeter e enquanto você pede pra ir embora, muitos, como o Yusuke, fazem de tudo para ter uma segunda chance e ter a oportunidade de fazer tudo o que não puderam ou quiseram fazer antes. Não precisamos ser explícitos, não demonstrar sempre não significa não sentir... Julgar um livro pela capa é jogar fora todo o seu conteúdo e perder tudo o que ele tem para proporcionar.
"Mesmo que ele não consiga te ouvir, se os pensamentos se sincronizarem... As vontades se realizam."

"Yusuke, você parece ser uma pessoa muito melhor do que eu imaginei. Eu resolvi investigar se as pessoas próximas a você desejavam a sua volta do fundo de seus corações. Entretanto, com esse incidente, eu pude conhecer o seu coração..."
Por verme: @c_kvg

7 comentários:

  1. Carac Yu Yu Hakusho ! qnt tempo , nossa muito legal eu adorava... pronto gostei @c_kvg, vc é um verme macho ou fêmea?? rs

    ResponderExcluir
  2. bah, clássico .. marcou minha infância \o/.
    Super fã do desenho, passara o dia esperando pra ver ele na TV, Camis, excelente lembrança, excelente texto.

    Parabéns *-*
    bjoo

    ResponderExcluir
  3. Noss uma garota q gosta desse anime! legal ! deve ter personalidade ...

    ResponderExcluir
  4. Engraçado... nao lembro e olha q eu era vidrada em cavaleiros dos zodíaco... q estranho!

    ResponderExcluir
  5. este e sem duvuda o melhor anime de todos os tempos e olha que de anime eu entendo. ja passei dos trinta e ja asssisti muuuuuita coisa boa e ruim tambem. abraço a todos que sao fas de anime como eu.um beijao na gatas e ate a proxima.

    ResponderExcluir