sábado, 5 de março de 2011

Sábado... Chuva... Que tal um Filme?

Olá leitores, hoje é dia de filme \o/, e o filme que venho indicar a vocês hoje é O segredo dos seus olhos (El Secreto de sus Ojos) Ganhador do Oscar de Melhor Filme Estrangeiro de 2010.
O ator argentino Ricardo Darín afirmou ser "milagroso" que o "O Segredo dos Seus Olhos", que protagoniza, tenha recebido o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro, e disse que o longa tem o humor que faltou aos outros indicados. "Foi milagroso. Vi os quatro e era bastante difícil. Os quatro são muito bons", explicou o ator em um hotel de Buenos Aires.
No entanto, Darín contou que tinha esperança de que o filme, dirigido por Juan José Campanella, conseguisse o Oscar, o segundo da história do cinema argentino. "Quando comecei a ver os outros filmes comecei a ver que podíamos ganhar. Era oferecida na nossa história uma brecha através da qual se pode contar uma história dura e áspera sem inabilitar o humor e a cotidianidade", explicou. Para o artista, "o mais importante é que a história chegou às pessoas e mobilizou os que foram vê-la".
Já a atriz Soledad Villamil, também protagonista do filme, exaltou o trabalho de Campanella. "Juan é o único diretor argentino que tem duas indicações e um Oscar, o que fala de seu grande talento e do grande talento do cinema argentino", enfatizou a atriz, que, a exemplo de Darín, não foi à festa em Los Angeles.
"O Segredo dos Seus Olhos" desbancou o alemão "A Fita Branca", de Michael Haneke, considerado o grande favorito da categoria, para receber o prêmio das mãos dos cineastas Pedro Almodóvar e Quentin Tarantino. Também brigavam pela estatueta de Melhor Filme Estrangeiro o israelense "Ajami", o peruano "O Leite da Amargura" e o francês "O Profeta".


Juan José Campanella Diretor no Recebimento do Oscar
Foi o segundo Oscar na categoria vencido por um filme argentino. A primeira vez havia sido com "A História Oficial", de 1985.





Título original: O segredo dos seus olhos (El Secreto de sus Ojos)
Lançamento: 2009 (Argentina, Espanha)
Direção: Juan José Campanella
Atores: Ricardo Darin, Soledad Villamil, Pablo Rago, Javier Godino.
Duração: 127 min
Gênero: Drama
Sinopse: Benjamín Espósito trabalhou toda a sua vida como Oficial de Justiça de um Tribunal Penal. Agora, ele acaba de se aposentar e ocupa suas horas livres escrevendo um livro. Não se propõe a inventar uma história. E não precisa. Ele dispõe de seu próprio passado como funcionário judicial, de uma história comovente e trágica, da qual foi uma testemunha privilegiada. O fato aconteceu em 1974. Seu Departamento de Justiça é indicado para investigar o estupro e assassinato de uma mulher jovem muito bonita. Espósito vai até a cena do crime e testemunha toda a violência sofrida por essa garota. Conhece Ricardo Morales, com quem ela havia se casado há pouco tempo. Morales é apaixonado por ela. Compadecido de sua dor, Espósito tentará ajudá-lo a encontrar o culpado, ainda que tenha que remar contra a torpe inércia dos Tribunais e da Polícia. Ele conta com a inestimável colaboração de Sandoval  seu grande amigo e funcionário, que vai além dos limites de sua existência, se embriagando de quando em quando, até perder a consciência. Conta também com Irene, sua chefe imediata, a secretária do Juiz, por quem se sente secreta e profundamente apaixonado. A busca pelo culpado será muito difícil. Não deixaram rastros no local do crime e Espósito deverá avançar através de suposições e conjecturas. O cenário em 1974 na Argentina não é pacífico. A violência e o ódio, a vingança e a morte encontram um terreno propício para dividir as vidas e os destinos das pessoas. E esse ambiente, cada vez mais hostil, a tarefa de Espósito terminará por se misturar com essa violência monstruosa e crescente. Ele não será uma testemunha privilegiada, mas um protagonista involuntário, cada vez mais perto do perigo. Porém não será esse jovem Espósito de 1974 que se verá no meio da tempestade dos fatos. Também esse outro Espósito do presente, agora mais velho, com pretensões de escritor, se verá no meio da tormenta que o deixará à deriva.

“Um individuo pode mudar tudo, mas tem uma coisa que não vai mudar nele: Sua Paixão!”
Trailer


Verme acha: Na minha opinião de quem assistiu todos os filmes que foram indicados a categoria de Melhor Filme Estrangeiro no Oscar de 2010, o filme O Segredos dos Seus Olhos ganhou merecidamente a estatueta. Perto dele os outros filmes se tornaram muito fracos, eles foram ofuscados pela história envolvente e surpreendente do filme. O filme mistura mistério com o cotidiano e um toque de humor fundamental, mas e bom ter em mente que não é um filme que possui a dinâmica dos filmes de língua inglesa ao qual estamos acostumados, portanto abram suas mentes e desfrutem desse filme maravilhoso e surpreendente. Você também pode assistir aos outros filmes que foram indicados, para entender porque esse foi o vencedor.


Por Verme: @Milena_Says

"Num filme o que importa não é a realidade, mas o que dela possa extrair a imaginação." (Charlie Chaplin)


Queridos leitores essa é minha dica de filme pra vocês neste sábado, se o filme não agradar vocês podem recorrer aos clichês e assistir Titanic. Rsrsrs*

4 comentários:

  1. Adorei a indicação Mila. Ainda não havia ouvido falar sobre esse filme, mas sua matéria me fez querer muito assistí-lo. Grande beijo.

    ResponderExcluir
  2. já tinha visto esse filme e concordo com @Milena_Says, apesar de ser Argentino é um filmaço e vale a pena conferir!!! Titanic kkkk

    ResponderExcluir
  3. Pow, excelente o filme e realmente surpreendente.
    Maravilhoso texto, conto todos os detalhes importantes sem perder a graça para quem for assistir :P.

    Mais que merecido o Oscar, e merecia ser indicado como melhor Filme não apenas estrangeiro na minha opinião.
    =**

    ps1: Também indico o filme à todos o/.

    ps2: Receber o Oscar das mãos de Pedro Almodóvar e Quentin Tarantino deve ser uma emoção indescritivel.

    ResponderExcluir
  4. Tenho esse filme baixado aqui desde o ano passado.Vou ver.

    ResponderExcluir